Governo guineense suspende actividades da RTP e RDP no final do mês

RTP-África na Guiné-Bissau

Rádio Jovem (Bissau, 22 de Junho de 2017) – O governo guineense vai suspender a partir de 30 de Junho as emissões da RTP e RDP-África na Guiné-Bissau, alegando falta de cumprimento do protocolo assinado a 31 de Outubro de 1997 relativo à instalação de uma delegação da Rádio e Televisão Pública de Portugal no país.

“Infelizmente, todas as diligências feitas não tiveram os resultados esperados, com o agravante da recente substituição do delegado da RTP/Lusa no nosso país sem conhecimento prévio do ministro da Comunicação Social, como normalmente é praxe. Sendo certo que o desenrolar desta situação em nada abona o excelente nível de relacionamento entre as partes, o governo propõe a suspensão de todas as actividades da RDP e RTP a partir do dia 30 de Junho, a fim de proporcionar que medidas tendentes ao reatamento da cooperação, caso ainda haja interesse e utilidade, sejam tomadas pelas autoridades portuguesas”, lê-se numa carta na posse da Rádio Jovem que o ministro da Comunicação da Social, Vítor Pereira, enviou ao ministro da Cultura de Portugal, Luís de Castro Mendes.

A decisão de fechar as portas da RTP e RDP foi tomada na reunião do Conselho de Ministros da semana passada, embora o comunicado final não fizesse referência a esse assunto.

“Desde a sua criação, a RDP-África e a RTP não têm respeitado o espírito e a letra do protocolo adicional de acordo sublinhado nos aspectos editoriais, de conteúdo e da co-produção de programas. Essa situação vem-se agravando, podendo pôr em causa as relações de amizade existentes entre os dois Estados”, argumenta o governo guineense.

O governo liderado por Umaro Sissoco propõe uma revisão integral do protocolo de acordo.

As relações de cooperação entre os dois Estados ao nível da Comunicação Social datam de 1975 e são baseadas num acordo geral de cooperação para o sector, que contempla essencialmente os domínios da assistência técnica, formação de quadros, produção e intercâmbio de informação e programas.

O acordo é válido até Outubro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.


Fatal error: Call to undefined function get_HitsMechanic() in /home/afrowa6/public_html/gbissau.com/wp-content/themes/NewsMagazine/post-single.php on line 48