“CNE está pronta, se forem convocadas”, diz Secretária Executiva”

ANG (Bissau, 5 de Julho de 2017) – A Secretária Executiva da Comissão Nacional de Eleições (CNE) afirmou que a sua instituição está preparada para realizar as eleições legislativas antecipadas, caso houver uma convocatória para o efeito.

Cátia Lopes deu estas declarações, em exclusivo à ANG, na sequência da recente afirmação do Presidente da República, em como se, “ num prazo de três meses, o PAIGC, o PRS e Grupo dos 15 não se entenderem para desbloquear o Parlamento e acabar com a actual crise política, devolverá o poder ao povo”, através da convocação de eleições legislativas antecipadas.

No entanto, a Porta-voz da CNE fala dos estrangulamentos que tem a ver com a falta de actualização de Cadernos Eleitorais e o dinheiro para financiar eleições.

Sobre o primeiro, esta responsável informou que a Lei do Recenseamento Eleitoral do país recomenda, a actualização dos cadernos nos primeiros três meses de cada ano. O que, segundo as suas palavras, não aconteceu.

Em relação aos recursos financeiros, a Secretária Executiva da Comissão Nacional de Eleições disse que, de acordo com as estimativas para organizar o escrutínio normal em 2018, a entidade precisará de 4,5 milhões de Dólares.

Questionada sobre a previsão do número total de potenciais eleitores no próximo ano, sem quantificar, Cátia Lopes assegura que será superior aos 775.508 guineenses que votaram nas eleições gerais de 2014.

De acordo com a Lei Eleitoral, a Guiné-Bissau possui 29 Círculos Eleitorais: seis em Bissau, vinte e um nas regiões e dois na Diáspora, ou seja, na Europa e África, os quais elegem no total, 102 deputados.

ANG/QC/SG

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.


Fatal error: Call to undefined function get_HitsMechanic() in /home/afrowa6/public_html/gbissau.com/wp-content/themes/NewsMagazine/post-single.php on line 48