UA apela ao diálogo e ao cumprimento do Acordo de Conacri

Lusa (Bissau, 18 de Julho de 2017) – O Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA) reiterou a sua “profunda preocupação” com o impasse político na Guiné-Bissau e apelou ao diálogo e ao cumprimento do Acordo de Conacri para ultrapassar os desafios que o país enfrenta.

Esta preocupação está expressa no comunicado emitido após a reunião do Conselho de Paz e Segurança da organização sobre a Guiné-Bissau, decorrida a 11 deste mês, e presenciada pelo primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló e pelo representante da UA em Bissau, Ovídeo Pequeno.

O Conselho apelou também ao “diálogo e ao estrito respeito e cumprimento, por todas as partes, do Acordo de Conacri de 14 de outubro de 2016 e o seu roteiro no sentido de serem encontradas soluções aos diferendos e sejam ultrapassados os desafios com que o país está confrontado”.

A UA felicitou também as conclusões da cimeira da CEDEAO, de 04 de junho em Monróvia, na Libéria, que insistiu com a necessidade de todas as partes se submeterem ao cumprimento do Acordo de Conacri, e instou ao Presidente José Mário Vaz para “assumir suas responsabilidades face à situação e mostrar a via a seguir com a aplicação do Acordo”.

O comunicado sublinha igualmente a “necessidade urgente” de serem criadas condições para a realização de eleições legislativas, em 2018, e presidenciais, em 2019.

O Conselho de Segurança da União Africana felicitou também a missão da CEDEAO na Guiné-Bissau, força de interposição Ecomib, pelos seus esforços para a estabilização do país e manifestou preocupação com a eventual saída desta, no final de setembro.

Nesse sentido, o Conselho de Segurança da União Africana apelou à comunidade internacional para conjugar esforços para “mobilizar recursos financeiros” para apoiar a continuação da Ecomib no país.

Umaro Sissoco Embaló na reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana (UA)

One Response to UA apela ao diálogo e ao cumprimento do Acordo de Conacri

  1. A. Keita diz:

    Troça.
    A. Keita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.


Fatal error: Call to undefined function get_HitsMechanic() in /home/afrowa6/public_html/gbissau.com/wp-content/themes/NewsMagazine/post-single.php on line 48