PRS e grupo dos 15 acusam CEDEAO de beneficiar o PAIGC

(ANG, Bissau, 22 de janeiro de 2018) – O Partido da Renovação Social (PRS), o grupo de 15 deputados expulsos do PAIGC, os  deputados do Partido da Convergência Democrática (PCD), do Partido da Nova Democracia (PND) e a União Patriótica guineense, insurgiram-se hoje contra a mediação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) na crise que assola a Guiné-Bissau.

“O grupo opõe-se expressa e inequivocamente à esta mediação tendenciosa e parcial, que, alias, já vem decorrendo de posicionamentos anteriores da CEDEAO em relação à crise política na Guiné-Bissau, que sem qualquer prova, quer pela força impôr um nome não adotado consensualmente por todos os subescritores do Acordo de Coancri”, disse Fernando Vaz, em conferência de imprensa.

Na qualidade de seu porta-voz, Fernando Vaz afirmou que o comunicado final da conferência dos chefes de Estado e de Governo da organização, a 16 de dezembro de 2017, no seu ponto 31, diz que a conferência tomou boa nota do roteiro apresentado pelo Presidente da Guiné-Bissau para a aplicação integral do Acordo de Conacri, nomeadamente a nomeação de um Primeiro-ministro de consenso.

Ele acrescenta que o mesmo comunicado, no seu ponto 32, confere aos Presidentes Alpha Condé e Faure Gnasssingbé a competência de promover consultas com todas as partes num prazo de 30 dias com vista a aplicação consensual do roteiro.

“Estranhamente, a missão ministerial da CEDEAO, no seu último comunicado, ignora por completo as recomendações da 52ª conferência de chefes de Estado e de Governo da CEDEAO acima referidas”, sublinhou.

Fernando Vaz se declarou estarem contra a imposição de soluções políticas para os problemas do país sem ter em consideração a sua realidade sócio-política, e que isso se consubstancia na perda da soberania.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.


Fatal error: Call to undefined function get_HitsMechanic() in /home/afrowa6/public_html/gbissau.com/wp-content/themes/NewsMagazine/post-single.php on line 48