COMUNICADO: Nações Unidas apoiam congresso de jornalistas da Guiné-Bissau

Jornalistas Assimo Balde e Indira Correia Balde

Bissau, 23 de Março de 2018 (UNIOGBIS) – Nações Unidas apoiam congresso de jornalistas da Guiné-Bissau “Por um Jornalismo Profissional e Independente”

O Sindicato de Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (SINJOTECS), realiza, de 26 a 27 deste mês de março, em Bissau, o seu segundo congresso ordinário, sob o lema “Por um Jornalismo Profissional e Independente”, para legitimar os seus órgãos diretivos.

Um total de 100 delegados de todos os órgãos de Comunicação Social do país estarão reunidos para debater os problemas da classe e do sector dos média na Guiné-Bissau e como o sindicato pode contribuir para o seu fortalecimento.

O Congresso conta com o apoio das Nações Unidas, no âmbito de um Projecto de Apoio ao Sector dos média, financiado pelo Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da Paz, através do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e com supervisão técnica do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS).

No primeiro dia do evento os delegados e outros participantes convidados debaterão vários temas, nomeadamente “Jornalismo e Ética no Período Eleitoral”, “Análise das Condições Laborais dos Jornalistas e Técnicos de Comunicação Social”, “Viabilidade Económica e Sustentabilidade do Sindicato de Jornalistas” e “Partilha de Experiências da Sub-região. Este último painel conta com a participação do presidente do Sindicato de Jornalistas do Senegal, Ibrahima Ndiaye e o ex-presidente do Sindicato de jornalistas de Cabo Verde, Paulo Lima que partilharão as experiências dos seus países.

A eleição dos novos órgãos dirigentes do sindicato acontecerá só no segundo dia. À direção do SINJOTECS concorrem para já, duas listas lideradas pelos jornalistas Assimo Baldé e Indira Correia Baldé.