Juiz José Pedro Sambu eleito presidente da comissão eleitoral da Guiné-Bissau

José Pedro Sambú, Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau

Bissau, 19 de Abril de 2018 (Lusa | O Democrata) – O juiz-conselheiro do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), José Pedro Sambu, foi hoje eleito presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) numa lista apoiada por deputados dos dois maiores partidos do Palácio Colinas de Boé.

A lista, encabeçada por Pedro Sambú, obteve 94 votos dos 102 deputados que compõem o Parlamento, anunciou o líder da ANP, Cipriano Cassamá, que saudou “a cooperação e entendimento” entre os dois principais partidos no órgão. 

Além de José Pedro Sambu, que era secretário executivo da CNE, a lista inclui o juiz desembargador Mpaby Kaby, que é agora o novo secretário executivo.

Os juízes de direito Felisberta Vaz e Idrissa Djaló são os secretários executivos adjuntos da nova equipa. Felisberta Vaz, juíza de direito no tribunal regional de Bissau é nova na CNE já que Djaló, fazia parte da anterior direção.

Os quatro nomes foram votados numa lista única pelos deputados do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e os do Partido da Renovação Social (PRS).

Entretanto, o presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, apelou hoje, 19 de Abril 201

Cipriano Cassamá- Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau

Cipriano Cassamá- Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP) da Guiné-Bissau

8, aos deputados da nação para se abdicarem de usar linguagens inapropriadas que possam gerar ”susceptibilidades”.

Ele discursava na plenária do Palácio ‘Colinas de Boé’, numa Sessão Extraordinária convocada para abordar dois pontos de ordem do dia, nomeadamente: “Eleição da Direção da Comissão Nacional de Eleição (CNE) e Proposta de Lei da Prorrogação da Nona Legislatura”.

Na ocasião, o líder parlamentar apelou aos elementos afetos ao grupo dos 15 deputados a voltarem às fileiras do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), acrescentando que só juntos serão mais fortes.

One Response to Juiz José Pedro Sambu eleito presidente da comissão eleitoral da Guiné-Bissau

  1. Aliu Djalo diz:

    Quando recenseamento vai começar quando ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.