PM Aristides Gomes estima o custo de eleições em nove milhões de euros

Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes

Bissau, 17 de Junho de 2018 (O Democrata & LUSA) – O Primeiro-Ministro guineense, Aristides Gomes, revelou que o orçamento das eleições legislativas, agendadas para 18 de novembro do ano em curso, ronda os nove milhões de Euros, aproximadamente seis bilhões de francos CFA.

Aristides Gomes falava aos jornalistas no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, depois do seu regresso sábado à noite, 16 de junho 2018, de uma digressão a alguns países da Europa, nomeadamente Portugal, Bélgica (Bruxelas, sede da União Europeia) e a França.

Depois de Lisboa, Aristides Gomes deslocou-se a Bruxelas, onde disse ter recebido garantias da parte da União Europeia para um aumento do apoio ao processo eleitoral guineense, de 1,5 milhões de euros para 2,5 milhões. Em Lisboa recebeu a promessa de que nos próximos dias uma equipa de técnicos portugueses desloca-se a Bissau “para analisar as possibilidades de uma colaboração”.

O Chefe do executivo guineense aproveitou igualmente a ocasião para informar à imprensa que dentro de pouco tempo, anunciará o aumento da participação financeira do seu executivo no orçamento para a realização das eleições legislativas, mas sem, no entanto, precisar o valor  a ser desembolsado pelo governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.