Arquivo Diário: 02/07/2013

Logotipo Liga Guineense Dos Direitos Humanos 1

LGDH Lança Relatório Sobre Situação dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau

Bissau (GBissau.com, 7 de Fevereiro de 2013) – A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) apresentou hoje, quinta-feira, o Relatório sobre a Situação dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau.

O documento diz analisar de uma “forma exaustiva” o estado dos direitos humanos no país entre os anos de 2010-2012 e reflectir sobre “os recuos e os progressos” alcançados nesses últimos dois anos.

PRT Manuel Serifo Nhamajo recebe chefes religiosos

PRT Manuel Serifo Nhamajo recebe chefes religiosos e tradicionais do país

Bissau (Gabinete de Imprensa da Presidência da República, 7 de Fevereiro de 2013) – O Presidente da República de Transição recebeu ontem, quarta-feira, alguns chefes religiosos e tradicionais vindos das diferentes Regiões do país.

O encontro como os “notáveis” do país aconteceu depois de terem participado na conferência chamada “tolerância zero à mutilação genital feminina”.  O grupo foi constituído por chefes religiosos e tradicionais, pelo Conselho Superior Islâmico, entre outras organizações que lutam contra a excisão feminina.

Victor Gomes Pereira, Assessor de Comunicação do primeiro-ministro

Opinião: Comunicação 11 – PAIGC e o Acordo do Pacto de Transição Política

“O que está em causa, e insere-se dentro do espírito das regras que regulam a transição é a evidente dificuldade que a antiga maioria ainda experimenta em adequar-se às decisões consensualizadas pelos signatários do Acordo e do Pacto Político”.

“…estamos em crer que o PAIGC não está, nem nunca estará interessado numa solução interna, mas sim numa solução imposta que venha de fora … Porque quando PAIGC se recusa sentar à volta da mesma mesa com todos os atores políticos, para a busca de soluções consensuais para a saída da crise, não só se recusa a reconhecer os acordos que assinou, como já vai mostrando a verdadeira intenção que o levou a assinar tais documentos, ou seja, modificá-los a seu favor, ou melhor ainda, parlamentarizar todas as decisões que achar conveniente, onde a maioria lhe favorece, fazendo tábua rasa às regras do consenso. Agindo como se nada tivesse acontecido. Nada mais natural!”

 

Eu acho que…!

Por Victor Pereira

A tendência do faz de conta que se está a generalizar nas hostes da sociedade política guineense é deveras sério, e já está a tomar proporções inquietantes. Apesar dos esforços visíveis na consolidação das pontes de entendimento entre todas as forças vivas, para uma agenda política nacional comum, denota-se um indisfarçável desejo de protagonismo de alguns setores, lançados num frenético exercício de puro oportunismo político, quiçá, em consequência da eventual redistribuição de pastas que se advinha, na inevitável e unânime remodelação que se pretende levar a cabo no atual executivo de transição.

Tayé-Brook Zerihoun, assistente do secretário-geral para os Assuntos Políticos

ONU: “Insegurança e instabilidade continuam problemas sérios na Guiné-Bissau”

Bissau (Lusa, 6 de Fevereiro de 2013)  –  A insegurança e a impunidade continuam a constituir problemas sérios na Guiné-Bissau, advertem as Nações Unidas em comunicado citando o assistente do secretário-geral para os Assuntos Políticos, Tayé-Brook Zerihoun.

José Mário Vaz, ex-ministro das Finanças da Guiné-Bissau

José Mário Vaz, ex-ministro das Finanças do Governo, continua detido

Bissau (PNN, 6 de Fevereiro de 2013) – O ex-ministro das Finanças do Governo derrubado pelos militares golpistas a 12 de Abril de 2012, José Mário Vaz (JOMAV), continua detido, pelo segundo dia consecutivo, junto das instalações da Polícia Judiciária, em Bissau.

Mapa de Macau, China

Representante da Guiné-Bissau quer relançar economia do país com China

Bissau (Lusa, 6 de Fevereiro de 2013) –  O novo representante da Guiné-Bissau no Fórum Macau, Malan Camarâ, quer “potenciar” as relações da China com o seu país e aproveitar a plataforma da cidade “para relançar a economia” guineense, reporta hoje a Lusa.

Mulheres da Guiné-Bissau

Assinalado Dia Internacional de Tolerância Zero à mutilação genital feminina

Bissau (Rádio Bombolom-FM, 6 de Fevereiro de 2013) –  Ontem, 6 de Fevereiro, foi assinalado o Dia Internacional de Tolerância Zero à prática de mutilação genital feminina sob o lema “Intensificação da ação Mundial Visando a Mutilação Genital Feminina”.

Liga Guineense dos Direitos Humanos - LGDH

LGDH lança hoje o seu relatório sobre a situação dos direitos humanos na Guiné Bissau

Bissau (Rádio Bombolom-FM, 6 de Fevereiro de 2013) –  A Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH) lança hoje, quinta-feira, o seu relatório que consagra à situação dos direitos humanos na Guiné Bissau no período entre 2010 e 2012.

Faustino Fudut Imbali, presidente do partido Manifesto do Povo (MP)

Ministro dos Negócios estrangeiros está no Cairo onde toma parte da 12ª sessão da cimeira da OCI

Bissau (Rádio Bombolom-FM, 6 de Fevereiro de 2013) –  O ministro dos Negócios Estrangeiros, de Cooperação Internacional e das Comunidades, Faustino Fudut Imbali, está na capital egípcia, Cairo, onde toma parte da décima-segunda sessão da cimeira dos chefes de estado e de governos da Organização da Conferência Islâmica (OCI).