Porta-voz de Estado Maior General das Forças Armadas considera ano 2012 de posivito

Militares da Guiné-Bissau | Foto Arquivo

Bissau (Rádio Difusão Nacional-RDN, 27 de Dezembro de 2012) – Os militares consideram de positivo as suas actividades durante este ano, a leitura é do porta-voz de Estado Maior General das Forças Armadas, Coronel Daba Na Walna, durante um encontro na passada quinta-feira, das chefias militares.

O encontro, presidido pelo chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, António Indjai. Contudo, Daba Na Walna lamentou os incidentes que o país viveu.

“No nosso ponto de vista o balanço é  positivo, embora se deva reconhecer que, na verdade,  estamos a viver num país com muitos problemas que não é segredo para ninguém. Sabem que o ano de 2012 foi marcado por incidentes testemunhados por todos. Portanto, todos sabem o que é isso, mas dentro do nosso possível, nós tentamos fazer aquilo que é a nossa obrigação.”

As forças armadas do país compremetem-se para 2013 lutar contra a passagem e o tráfico de droga de forma a limpar a mã imagem da Guiné-Bissau junto da comunidade internacional.

“Em 2013 0 Estado-Maior General das Forças Armadas compremete-se a lutar intransigentemente contra a passagem e o tráfico de droga de forma a limpar a mã imagem da Guiné-Bissau junto da comunidade internacional.

O Estado-Maior General das Forças Armadas vai igualmente reforçar a  promoção do diálogo social permanente entre os cidadãos com vista a acabar com violações injustificadas dos direitos fundamentais dos cidadãos de forma a evitar as constantes críticas contra a classe castrense.”

Por outro lado, o Estado-Maior das Forças Armadas promete diligenciar-se junto ao governo para a promoção da lei  da programação militar, a implementação do programa de preparação combativa , assim como o recenseamento  e recrutamento de jovens, afim de implementar o processo de  reforma no sector da defesa e segurança.

“O EMGFA  diligenciará jundo ao governo  para aprovação de lei  da programação militar,  implementação do programa de preparação combativa completa no seio das forças armadas,  assim como o recenseamento  e recrutamento de jovens mancebos, afim de implementar o processo de  reforma no sector da defesa e segurança, recuperação dos conselheiros  técnicos militares, nomeadamente  russos, cubanos e chineses para as fileiras das nossas gloriosas forças armadas.

As forças armadas deparam com dificuldades de formação de quadro desde que houve a separação dos conselheiros  técnicos militares dos países amigos,Russia eCuba.”


Share Button

10 Responses to Porta-voz de Estado Maior General das Forças Armadas considera ano 2012 de posivito

  1. johannes mooij diz:

    eu etendi direito mas o que quer dizer a palavra positivo? com tanto instabilidade

  2. Augusto diz:

    Mas tu não teves oportunidade de estudar? Meu amigo positivo não quer dizer perfeito!!!! Por isso não gosto de comentar aqui porque tem de tudo, até o cadogo com outro nome perturbando o povo da Guiné!
    O ano foi positivo sim, porque a GUINÉ ESTÁ LIVRE DO MATADOR!!!!!
    Coloquem o próprio nome e param de palhaçada!!!!

    • Sr. Augusto,

      Não tive oportunidade de estudar mas licenciei-me pela universidade da vida, com especialização em “análise de contextos dos discursos políticos”. Quando o porta voz dos usurpadores do poder na guiné-bissau, Daba Naualna, afirma que o “ano 2012 é positivo”, significa que conseguiu realizar os seguintes:

      1 – O assalto aos cofres do estado rendeu muito dinheiro, o que é positivo;

      2 – Os proveitos obtidos do tráfico de droga são avultados, o que é positivo;

      3 – Que já está a construir casa própria através do dinheiro roubado, o que é positivo;

      4 – Que vai continuar a matar ou mandar matar, sequestrar, torturar, espancar, inventar golpes de estado, e portanto a MATANÇA ainda não acabou, a injustiça vai continuar, o que é positivo.

      BU KATA BURGUNHO!!!

  3. N'tori Palan diz:

    Nho Augusto, Quantos mortos contabilisaste no passado mes de Outubro? Quantos moreram as balas destes assassinos vestidos de fardas das FARP? Quanto a saude, quantos moreram vitimas de doensas coraveis mas cujo bloqueio resultante do golpe de 12 de Abril originou escassez de medico e medicamentos? Quanto a economia, qual e’ o valor que esperas ter do PIB do ano preste a findar? E comparativamente aos anos anteriores?

    Nho Augusto, depois de obteres respostas para estas perguntas, diz-me se por acaso tivestes oportunidade de te sentares algum dia para contar pedrinhas, pauzinhos ou mesmo, os teu dedos?

    Bu cata burgunho!

  4. Senhor Ntori palan, não fosse a sua falta de vergonha associado ao facto de ser mentiroso compulsivo terias sabido que Daba Naualna começou a construir a sua casa há já quatro anos anos atras, com o dinheiro que ganhava licitamente da docencia, pois ele é mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e do seu trabalho no quartel como militar. É pena que o senhor Palan só tenha olhos postos no tráfico da droga.Quem sabe……
    fala do assalto aos cofres do estado para explicar o facto dele estar a construir a casa própria, fazendo vista grossa ao rombo que o CADOGO deixou na empresa DICOL que levou a referida empresa`à falência, à fortuna acumulado em tão curto espaço de tempo que fora primeiro-Ministro.Dos imóveis,espalhados por todos cantos de Bissau, adqueridos sabe-se lá como? Para não falar das suas falcatruas encoberto pela empresa ASCOM, cujas facturas a APGB está pagar até presente data.
    Não sei se a sua curta memória não consegue trazer à colação as mortes dos jovens do PRS, mortos a sangue frio, em 2005? Para ti oh senhor Palan eles não sãom cidadãos. Nem se as recentes mortes do Sabma Djalo e do Roberto Ferreira Cacheu turbam o seu coração de ódio e inveja.Para não falar do assasssinato a sangue frio do Baciro e Iaia Dabo, ambos irmãos germanos. Tudo isso para si é mar de rosas.
    Falas das injustiças e impunidades como se o regime do CADOGO fosse algum exemplo paradigmatico em sentido contrário. Quem foi que mandou espancar o Artur Sanha? Daba Naualna? E a morte do Helder Magno Proênça?
    Ficou provado que o maior traficante da droga foi e continuar a ser o CADOGO. O que dizes do navio Bolama misteriosamente naufragado?

    Sei quem és tu, por isso vou lhe deixar este provérbio para o exercício da sua mente: As palavras de um impostor pesam pouco na balança da seriedade.

  5. Abuck Ussack, nome estranho, próprio de um indivíduo cobarde, saiba pois que em matéria da idoneidade, Daba Naualna tem mais de paradigma do que ser o seu aprendiz. Procure saber do seu passado, verás que se enganou muito ao seu respeito.

  6. N'tori Palan diz:

    O Turbada de Tchuba, nao sei muito bem o que seria de mim se eu te desse um pingo de atensao! Desde qdo e’ o ordenado de um docetente desse para construir uma palhota na Guine-Bissau? Para nao falar do ordenado de um miliciano guineense!

    Qto ao grau de mestrado deste Dahaba Cara de Leitao, faria todo o sentido que, a conceituada faculdade de letras de Lisboa, por onde se tera tido mestrado, se dignasse em corregir o tamanho erro, retirando o indevido certificado a este individuo. Um mestre em direito nunca compactuaria com golpe que, para alem de derubar inconstitucionalmente autoridades eleitas e anular a expressa vontade popular nas urnas, e’orquestrado pelos militares com tendencia inti-patriotica e etnico-partidaria, em regimo democratico e num pais multi-etnico, com todo perigo de explosao inerente.

    Bardadi, bu kata burgunho…!

  7. ao sr. ntori palan diz:

    explica melhor isto do problema etnico… quando se fala de matanças voces falam de problema etnico, desde 1998 a esta parte houve golpes e mortes senão vejamos se é que tem a ver com problema etnico.
    Ansumane Mané
    Verissimo
    Domingos de Barros
    Comodoro lamine Sanha
    Capitão Abna
    General João Bernardo Nino Vieira
    Helder Proença
    Baciro Dabó
    Iaia Dabó
    Samba Djalo
    militantes PRS
    ——-
    Desaparecido
    Roberto Fereira Cacheu
    ———-
    espancados:

    Artur Sanha
    Faustino Imbali
    Pedro Infanda
    Francisco Fadul
    Carlos Gomes Junior
    Iancuba djola injai
    Silvestre alves
    Edmundo Mendes
    policias….
    ——————-
    Feridos:
    João Monteiro
    ——————
    fugitivos
    Zamora Induta
    Carlos Gomes Junior (forçado por CEDEAO)
    Raimundo Pereira (idem)
    Djalo Pires(idem)
    Jose Americo Bubo na Tchuto (regressou)
    Aristedes Gomes (regrssou)
    e muitos outros…

    os nomes são interminaveis…

    será que isto é problema etnico ou é da mentalidade dos guineenses…
    Ntori palan seja humilde vamos ao cerne do problema… deixe de tribalismo…. guine preciso de debater o seu problema de uma forma mais honesta e mais serio…

    agora uma pergunta sera que os golpistas são só da mesma etnia:
    os politcos golpista:

    Kumba Yala
    Serifo Nhamadjo
    Henrique Rosa
    Sory Djalo
    Daniel Gomes
    Batista Té
    e por ai fora são todas da mesma etnia?
    Militares Golpista:
    Antonio Indjai
    Daaba na Ualna
    Celestino Carvalho
    Nkrumah
    Mario Có vulgo capacete de Ferro e por ai fora
    mais uma vez são todos da mesma etnia seja honesto compatriota Ntori palan… problema da guine é muito mais do que simples problema etnico… fico por aqui…

  8. ao sr. ntori palan diz:

    também caso 21 de outubro faltou mencionar a morte de 12 pessoa

  9. martin cruise diz:

    Procuro informações sobre o naufrágio do navio Bolama ocorrido a 4 de Dezembro de 1991. Investigação jornalística. Sigilo Absoluto. Enviar E-mail para: investigacaobolama@gmail.com

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>