PAIGC escolhe José Mário Vaz “Jomav” como candidato às presidênciais

José Mário Vaz "Jomav" será candidato presidêncial do PAIGC

Bissau (GBissau, 2 de Março de 2014) – José Mário Vaz “Jomav” foi escolhido hoje, Domingo, pelo Comité Central do PAIGC, como o candidato desta maior formação política guineense às eleições presidênciais de 13 de Abril.

“Jomav”, o antigo ministro das finanças no governo de Carlos Gomes Jr., derrotou Mário Lopes da Rosa “Maruca”, o actual ministro das Pescas no Governo de transição, na segunda volta nas primárias do PAIGC.

José Mário Vaz obteve 208 votos contra 109 para Mário Lopes da Rosa, num total de 317 votos, soube a GBissau.com de uma fonte partidária.

A decisão final do Comité Central do PAIGC só veio depois de uma primeira votação que terminou nas primeiras horas do Domingo, com várias figuras na corrida.

Entretanto, o primeiro-ministro deposto da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior, não teve o apoio do seu partido para a candidatura à presidência do país, noticiou a agência Lusa, citando uma fonte partidária. Assim, o nome de Carlos Gomes Jr. nem chegou de ser apresentado no Comité Central.

De acordo com a Lusa, o nome de Carlos Gomes Júnior, o antigo Presidente do PAIGC, não passou no crivo do Conselho Nacional de Jurisdição do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, que estava a apreciar o pedido de apoio manifestado por 10 figuras do partido.

Fonte do partido disse à Lusa que aquele órgão (uma espécie de tribunal do PAIGC) entendeu que, por se encontrar fora do país (actualmente a viver em Cabo Verde), Gomes Júnior, derrubado por um golpe militar em abril de 2012, não poderá estar presente na reunião do Comité Central para apresentação da sua moção de candidatura à presidência do país.

O Conselho de Jurisdição entendeu que quem pede o apoio do PAIGC deve apresentar pessoalmente a moção de estratégia perante os 351 membros do Comité Central, que vão estar reunidos hoje e domingo para a escolha do nome candidato do partido às presidenciais, lê-se na notícia da Lusa.

Eis os nomes dos outros candidatos que estavam a concorrer para a nomeação:

  • Aristides Gomes (antigo primeiro-ministro do PAIGC)
  • Francisco Benante (antigo presidente do Parlamento e antigo líder do PAIGC)
  • Luís Oliveira Sanca (foi ministro de várias pastas, a última das quais da Administração Territorial, até ao golpe de Estado de abril de 2012)
  • Manuel dos Santos “Manecas” (ministro em vários governos do PAIGC)
  • Mário Cabral (antigo embaixador da Guiné-Bissau no Senegal e ministro em vários governos)
  • Martinho N’Dafa Kabi (antigo primeiro-ministro do PAIGC, 2007-2008)
  • Suleimane Djassi

 


Share Button

16 Responses to PAIGC escolhe José Mário Vaz “Jomav” como candidato às presidênciais

  1. Honanscion sa diz:

    A escolha de João Mario Vaz é uma boa escolha para o partido e para o pais

  2. Malam Camara diz:

    O Jamav poderia ser um bom candidato pelo seu rigor na gestão de coisa pública. A única preocupação é que este Senhor está a ser apoiado pelo grupo de Candidato perdedor do último congresso de Cacheu. Neste grupo está a estigma do mal da Guiné-Bissau. Na sua fileira encontram-se os que patrocionaram o último golpe de Estado de 12 de Abril de 2012. Pelo estado actual de “temo” deste grupo, tal como aconteceu com o Malam Bacai, querem continuar a ter influencias na Presidencia da República, para continuar na sua luta de um Guiné-Bissau instavel e sem um governo sólido, capaz de reduzir o trafico da droga e a corrupção generalizada.
    Nesta linha, se o PAIGC fôr o vencedor das legislativas e presidencias não tardaram a meter o veneno entre o Presidente e o futuro Primeiro Ministro, para que este “arrase” o Governo, entrarimos assim de novo num ciclo vicioso de desmandos e estupidez que tem caracterizado este podre país.
    Desde grupo de perdedores amparadas pelos favores monetarios do actual governador nacional do BCEAO, um tribalista e anti-fula declarado, um contabilistica com formação media em Portugal que chegou ao altar do Banco Nacional da Guiné-Bissau na mão do malogrado Dr. Aguinaldo Embaló morto em Varela (Guiné-Bissau) em circunstancias misteriosos que certamente, no futuro próxima quando haja um estado de direito, possa ser no futuro, um caso de policía.
    Jamov o processo da sua eleição foi democrática, espero se venças as presidencias, será este o nosso desejo, tenhas muito cuidado com todos estes “bandoleros” da nossa praça.

  3. manjai diz:

    o processo da mudanca sociale bastante complexo e exige a paciiencia, todas formas os guinieenses vao-se econtrar

  4. gilbluty diz:

    PARABENS PAIGC

  5. zosky diz:

    BOA SORTE

  6. Aliu Danfa diz:

    Foi bom para o PAIGC clarificar a sua escolha, sendo esta feito democraticamente é de saudar, pessoalmente julgo perfeito e a pessoa em causa esta a altura desta responsabilidade sendo de referir que tanto na presidencia como no governo tem qualidades para o desempenho, de referir que tambem foi conselheiro do Estado no mandato de Nino Vieira, o importante é apresentar ao Pais as suas estrategias.

  7. martinho mendes diz:

    muito obrigado paigc para nomiar o joao mario vaz jomav para o candidato presidensias na guine bissau ,porque querremos a mudança na guine e um trabalhador com capasidade.chao

  8. UMA ESCOLHA SINCERA E INTELIGENTE. AGORA RESTA A TODOS OS GUINEENSES PARA LUTARMOS CONTRA AS MENTIRAS,INVEJAS E ÓDIOS. “PRAGAS”QUE NOS ATORMENTAM E NOS EMPOBRECE. TOLERANÇA ZERO A MENTIRAS,INVEJAS E ÓDIOS. CRIAR CONDIÇÕES AOS TRIBUNAIS PARA O JULGAMENTOS DE TODOS OS CRIMES DE SANGUE,ECONÓMICOS, ESPANCAMENTOS POLÍTICOS, E DEMAIS CRIMES QUE O PAÍS SOFREU. PÔR FIM AS AFIRMAÇÕES CALUNIOSAS DE ALGUNS POLÍTICOS QUE RECORREM A ESSAS ESTRATÉGIAS PARA ATINGIR SEUS OBJECTIVOS POLÍTICOS. «A VERDADE VOS LIBERTARÁ»

  9. Eng. Malam Djassi diz:

    A escolha de José Mário Vaz, como candidato às presidenciais, é uma grande oportunidade da Guiné-Bissau sair nesta situação em se encontra. Porque JOMAV na presidência e Domingos S. Pereira, no Governo, realmente o país estará em condições de sair definitivamente na situação de constantes instabilidades político-militar. Na verdade há pessoas que não estão satisfeitas com essa escolha, porque na Guiné existem pessoas que vivem só e exclusivamente nas mentiras, calunias e intrigas. Portanto tendo em conta de que o Senhor José Mário Vaz é um Homem sério, um Homem de rigor portanto não haverá espaço para mentiras, calunias e intrigas então a não há sobrevivências para estas pessoas. A escolha de JOMAV foi uma grande prenda ao povo da Guiné, pois Mário Vaz na presidência e Domingos Simões Pereira no Governo, o país terá condições de arrancar rumo ao desenvolvimento que todos nós necessitamos.
    Viva José Mário Vaz;
    Viva Domingos S. Pereira;
    Viva o PAIGC;
    Viva o Povo da Guiné-Bissau.
    Obrigado
    Eng. Malam Djassi
    Circulo Eleitoral Nº. 7 e Membro do Comité Central do PAIGC

  10. Gloria diz:

    E PRECISO QUE O PAIGC APOIE O CANDIDATO INDEPENDENTE DR. PAULO GOMES PARA A PRESIDENCIA DA REPUBLICA. PORQUE ELE E O UNICO CANDIDATO QUE TEM REQUISITOS NACIONAIS E INERNACIONAIS PARA SER UM LIDER. POVO DA GUINE-BISSAU, BO TEN PASENSA BO VOTA NA PAULO GOMES. PORQUE NAO E O CANDIDATO QUE VAI A PROCURA DO CARGO OU DE DINHEIRO. ELE JA DESENPENHOU VARIOS CARGOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS E TEM O SEU PROPRIO DINHEIRO. VIVA GUINE-BISSAU, VIVA DR PAULO GOMES SUMA PRESIDENTE PA GUINE-BISSAU

  11. Abel Onute Có diz:

    Sou eu Abel Onute Có, estudante Guineense no Brasil, vem por este meio manisfestar o meu apoio pessoalmente para o novo candidato a presidência da república da guiné -Bissau, antigo ministro da finança, Jose Mario Voz, pela sua dignidade ao país…Desejo um bom sucesso a conquista a presidência nos próximos eleições presidenciais, dia 13 de Abril de 2014

  12. Amigo Guineensse diz:

    Prabens PAICG. por fim uma boa escolha o partido nao pode ser derigido para uma so pessoa a quantos anos, presisam tambem um pouco de mundaca

  13. safi diz:

    parabens o paigc pela escolha de candidato jomav boa sorte para o partido e o pais

  14. Laurindo Pascoal Pereira diz:

    Acho que a escolha foi ótima
    pois ele é um homem forte

  15. mario imbana diz:

    Ao meu ver, penso que P.A. I.G.C, partido fundado por Amilcar Cabral, não fez grande escolha, porque? Porque recentemente o candidato e antigo minístro das finanças do governo do carlos gomes junior, deposto por um golpe de estado, sr José mario vaz, foi alvo de suspeitas dos tais 12 million na altura ele era minister das finances. Um candidato à presidência da república ou ao qualquer cargo public não pode ser alvo de suspeitas de um crime de grande tamanho como aquele. Eu não digo que foi ele. Mais muitas suspeitas impendiam sobre ele, ao ponto ser preso preventivamente. Tudo isso, pode desacredibilizar e manchar a sua imagem junto a opinião publica guineenses.
    Afigura de presidente da república, deve ser idônia, ausente das suspeitas.
    Para alèm de ser simbolo da unidade nacional, cumprir e faz cumprir a lei magna da repúblca ou seja,
    a constituição da república. Será figura do consenso nacional e, representante number one no exterior.
    Estas são os meus fortes fundamentos que eu entendo que ele não tem qualidades para ser presidente da repúblca da Guiné Bissau. É a minha opinião pessoal.
    Bom, o povo escolherá o melhor e quem apresentar boas ideias para tirar a Guiné, nesta situação em estamos inseridos.

  16. Domingos Gomes Mustasse diz:

    Boa escolha! via o PAIGC, Viva Juventudes, viva o Povo da Guiné -Bissau ,haverá mais e mais vetarias… para todos nós acredito.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>