Linha Aberta

Linha Aberta: 40 Anos da Independência da Guiné-Bissau

A República da Guiné-Bissau celebra na próxima terça-feira, 24 de Setembro, o seu quadragésimo aniversário. Foi a 24 de Setembro de 1973 que se proclamou unilateralmente a independência do nosso país nas Colinas de Boé. A potência colonizadora, Portugal, viria reconhecer a soberania guineense a 10 de Setembro de 1974.

Nos últimos anos, a Guiné-Bissau conheceu muitas realidades e crises históricas, políticas, económicas, militares, entre outras.

Para além dos problemas que o país herdou, há ainda tantos outros que têm ganhado muita notoriedade nomeadamente os sucessivos golpes de estados, umas forças armadas não-republicanas, uma guerra civil, muitos assassinatos políticos, a corrupção, as intrigas, a apatia e a indiferença dos guineenses e a mais recente “tragédia” nacional, que é a fama de o país se ter tornado num “Narcoestado”.

Que leitura faz destes 40 anos de independência? Enumere os maiores problemas da Guiné-Bissau? Finalmente, que soluções imediatas para o futuro do país?

Contamos com a sua participação!

Os Editores da GBissau.com

 

Participe no nosso inquérito sobre as principais causas dos problemas e dos atrasos verificados na Guiné-Bissau nos últimos 40 anos

 

[yop_poll id=”2″]

 

 

27 Responses to Linha Aberta

  1. Osvaldo diz:

    Estes 40 ano de Independência da Guiné-Bissau foram anos de desgraça nacional
    1º- Os que pegaram em armas para libertar a pátria não sabiam o que iam fazer com a independência, por isso rapidamente perderam-se;
    2º- Não compreenderam bem a palavra “Libertação Total”, porque para ele ser livre é fazer o que bem entender mesmo que se viole as leis, por isso instalou-se a libertinagem e a anarquia total;
    3º- Libertaram a pátria do colonialismo português e em seguida eles próprios tornaram-se colonizadores dos seus próprios povos.
    4º- Como não tinham preparação académica para governar e desenvolver o país instalaram a cultura da intriga e de violência para continuar a dominar o poder e a maioria;
    5º- Com a tamanha desorganização e desintegração do Estado que se assiste, com o índice de analfabetismo da nossa população e o baixo nivel do ensino que tem estado a formar mal os nossos quadros jovens, isso significa que vamos precisar de mais 40 anos para podermos pensar a dar inicio a um processo de desenvolvimento que se espera de um país como a G.B.

  2. Apatche diz:

    40 anos da Independência
    Unidade ou Luta
    Na busca da realização de um desejo deprimido revestido de poderes antecipadores para manter em ordem o cérebro dos seus sucessores, Amílcar Cabral projectou a Guiné-Bissau tendo em conta as lembranças dos fatos ocorridos no passado.
    Como Filho da Guiné e Cabo Verde simboliza a sua inocência, seu senso de vulnerabilidade e desamparo.
    Como Pai e político ofereceu orientação e palavras de sabedoria aos políticos.
    Como Avô ofereceu a confiança positiva aos jovens.
    Ele fez a sua parte!
    Falta a nossa parte…
    “Nós temos que fazer a nossa parte sem diferença, sem medo, com a VERDADE e força de vontade. Só assim teremos uma Guiné sã para todos”.
    Unir para lutar e não lutar para mamar os guineenses.
    Hoje, na Guiné-Bissau, não há prioridade, tudo está em péssimas condições.
    Precisamos de tudo e de todos para a sua reconstrução.
    De crianças aos velhos todos somos responsabilizados para o futuro da Guiné.
    A Guiné-Bissau está a espera de um camponês, pessoal de limpeza, mecânicos, pedreiros, carpinteiros, pescadores, velhos, crianças e doutor Universitário para estar feliz
    A Guiné-Bissau não torna um país santo com a reforma da dos dois sectores (Defesa e Segurança).
    Umaro, A única solução é a VERDADE.
    Com a VERDADE tudo si caminha. Viveremos em paz, até os defuntos descansam em paz
    A Guiné espera que os guineenses dizem a VERDADE a cada um e ao mundo.
    Nós somos pobres, mas temos tudo para não andarmos nú e empinados.
    Viva a nossa independência
    Tenho esperança no “amanhã mindjor”
    Um abraço
    Amigão
    AC

  3. aliu Ibrahim camara diz:

    Para fazer uma retrospectiva concernente a nossa querida Pàtria Amada,digo que o Pais nunca teve bons momentos, aliàs teve esses momentos de 1974 à 1980 antes do dito Movimento Reajustador que eu considero como o movimento destruidor, da fomentaçao dos golpes, odios, e tudo o quanto podemos considerar de ruim para um estado como a Guiné-Bissau.
    para dizer que eu tive oportunidade de ler o Livro publicado por Norberto Tavares cujo o titulo é “de Campo de Futebol para a Luta da Libertaçao Nacional” com o Malogrado Comandante Bobo Keita.
    Para dizer que PAIGC de Amilcar Cabral fez grandes conquistas,historias, e td o quando podemos considerar de bom.Apos a independencia todo o cidadao se orgulhava da Guiné sem exclusao, e mesmo aqueles que nao faziam parte tinham esta inveja, pois o Pais estava numa velocidade super sonico rumo ao desenvolvimento,naquela epoca houve industrias, fabricas(de leite blufo,oleo de soja,compota,etc…),montagens de viaturas(n”ghayé e volvo),ceramica de bafata e muito mais as infraestruturas que Guiné teve naquela epoca.
    E Depois do dito Movimento Reajustador(Berço de Golpes de Estado), ai td começou a desabar, desapareceram as fabricas e tudo que a Guine teve como infraestruras,começou logo a plantaçao de odio nos coraçoes dos irmaos, a calunia, a descriminaçao racial e entre outros.
    começou a aparecer casos e casos até os nossos dias.
    Ora pergunto de quem é a culpa de td isto? é o Cabral por ter nos tirado na escravatura, ou sao os que estavam a volta dele fingindo ser homens fieis?
    sao aqueles que começaram a dizer que os caboverdianos querem governar os Guiguis ou nao?
    caros Compatriotas, este pais ja sofreu muito e muito, ou seja a populacao deste pais ja se cansou d tudo isso, é hora de todos nos enquanto guineenses pensar e repensar sobre o futuro do nosso pais.no pleno seculo 21 ainda estados sem agua potavel para capital que fara para o interior,nao ha corrente electrica, nao Educaçao; em fim nao ha nada neste pao mais grave de tudo isso é que todas as instituiçoes do Estado ja estao infectados pela polica ou seja Politizados…
    pergunto aos meus Compatriotas. o que queremos com esta Guiné?para quando a Guiné?serà q esta foi razao pelo qual o Amilcar deu a sua vida?
    NO TEMPACEN9A NO PENSA NO TERRA…

    • Emmerson diz:

      Boa noite irmãos, a uma semana passei a fazer parte da “CONAEGUIB – UMA CONFERÊNCIA DE APOIO AO POVO AMIGO DA GUINÉ-BISSAU” através do CONAE site educacional Brasileiro que empenha-se em discutir melhores projetos para educação. Li sobre este país e entendo que apesar de todas as guerras que houve em Guiné Bissau assim como muitas que houveram em toda a Africa e mundo a fora, creio que o melhor a fazer para nossas gerações futuras é cada vez mais ampliar as condições de estudo e educação dos jovens pois quanto mais sabedores e questionadores dos processos que fomentam a administração não só de vocês mas do mundo, melhor serão as escolhas , decisões e administrações futuras destes jovens que são a esperança do mundo.

  4. Melo fernandes da costa diz:

    não vou a entrar en porque o atrazo, sabemos que originou esse
    atrazo agora temos que a oportunidade de mudar i ser um pais referente na rigião, i espero que guiné-Bissau pronto pode começar
    criar trabalho as pessoa podem contribuir com os seu imposto que é
    o futuro do pais.

  5. Silva diz:

    Meus irmaos e compatriotas! So estarmos aqui a dar os comentarios ja e um grande passo. Mais queria fazer uma pergunta: Como e que o Nino Vieira venceu as eleicoes de 2005? Ficarei muito grato e a espera do vosso comentario.

    • GIBRIL diz:

      Obrigado pela essa pergunta irmão, na minha pouca inteligência eu acho de que “JOÃO BERNALDO VEIRA” Ele é único Líder que restava na nossa nacionalidade, apenas de todo pela a contrário que ele és…nós todos guineenses sabemos quem é “NINO” e mundo sabia quem é este homem, caso de eleições de 2005, se fosse lei e democracia estava em cima de nós todos isto nunca acontecerá, por que nós todos sabemos o que aconteceu na aquele eleição, por isto nós deve comentar noutros assuntos que está neste momento nas nossas mãos.

    • Mário Djedjo diz:

      O GENERAL JOÃO BERNARDO VIEIRA VENCEU AS ELEIÇÕES DO ANO DE 2005 PORQUE O POVO PRECISAVA DUM LIDER NA ÉPOCA O GENERAL REUNIA AS CONDIÇÕES E TAMBÉM TINHA UM APOIO MUITO FORTE DO SENHOR DR. KUMBA YALÁ, CONTRA O CAMARADA MALAM BACAI SANHÁ QUE ERA FORTEMENTE APOIADO PELA COMUNIDADE ISLÂMICA E NANIAS…

  6. gracias a Dios todo termine bien tantos la campaña como las elecciones generales. con la ayuda de DIOS.Estoy muy contento por la fecha de recenseamientos. un abrazo para todos mis paisanos. TERRA linda.

  7. una gran perdida para guine bissau y un dolor muy grande para todos guineses pero es era distino de dios no puedemos hacernada solo pido una fursa pa todos y animo a todos los guineses espero k todo pase bien siguimos adelante gracis des de españa daniel balde

  8. PERECE QUE A GUINE-BISSAU TINHA ALGUNS MEIOS DE TRANSPORTES AREOS QUE SOBREVOAVA A SUB REGIÃO; O AVIÃO DE 40 LUGARES QUE TORNOU-SE A PROPRIEDADE DE UM FILHO DA GUINE-BISSAU ATE AO PONTO DE O LEVAR E VENDË-LO PARA O SEU BEM PESSOAL.
    QUEREMOS SABER ONDE SE LOCALIZA O TAL APARELHO PERTENCENTE AO ESTADO GUINEENSE. O NUNO GOMES NA BIAM, PESSOA MAIS INDICADA PARA MELHOR EXPLICAÇÃO DO PARADEIRO DO TAL APARELHO EM CAUSA,SITUARA O POVO DA GUINE-BISSAU QUE QUALIDADE DE PRESIDENTE PODERIA SER E SERVIR MELHOR ESTE PAI. CAUSA DESTE PROCEDIMENTO OBRIGOU O NEGOCIANTE A REFUGIAR NO EXTERIOR E SOMENTE COM A MORTE DO PRESIDENTE DA REPUBLICA GENERAL NINO VIEIRA QUE O VENDEDOR CONSEGUIU CHEGAR A GUINE-BISSAU A PROCURA DE LUGAR DE PRESIDENTE DA REPUBLICA.

  9. salut mes chers parents je suis Bissau-guinéen d’origine car je suis né au Sénégal c’est en cette qualité que je m’exprime mon seule problème c’est que nos dirigeants sont des gens qui ne se rendent pas compte que le pays ne leur appartient mais il appartient à tous les Bissau-guinéens du monde et donc ils doivent donner un bon exemple dans la gestion du pays car on a excédé à l’indépendance depuis 1974 soit 40 ans mais on parvient toujours pas à tenir la route du développement à cause des problèmes qu’on peut régler autour d’une table (abrigado)

  10. apolinario lopes ferreira diz:

    temos q deixar de falar de falar coisas q etecnicas por assim podemos ter problema guerra tribal.

  11. karyshma silva diz:

    Na minha opiniao devemos criticar e dar o nosso parecer, sem “Atropelar ninguem” as criticas podem ser feitas sim!! Com base no que sabemos, nao pelo o que foi dito pelo “fulano/a”……. A Guine e de todos nos, nao devemos isolar ou descriminar ninguem!!! Nao importa o estatuto social, a cor da pele, a etnia ou a sabedoria, somos todos iguais e o que nos define ainda mais, e o simples facto de sermos todos Guineenses e de partilharmos a mesma REALIDADE.

  12. salifo diz:

    40 anos de indipendencia são de desgraça e violencia.

  13. A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido. Não na vitória propriamente dita,O verdadeiro homem mede a sua força, quando se defronta com o obstáculo,mas não é os outros que medem depois de vencer não sabem como dar passo da aqui para futuro,É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota!

  14. 40 anos de independencia somente conhecemos a violencia entre os guineense,isso levou nos a ter odios entre uns aos outros. os politicos e militares tambem contrubuiram para instablidade naguine bissau.

  15. António Leite de Magalhães diz:

    CRIANÇAS NEGRAS MEUS IRMÃOS

    Cores negras são fumos
    Cinzentos confusos como
    Sóis nublados
    Dos tornados
    Rios cheios
    Marés altas voam como
    Gazelas correndo no mato
    Olhos lindos de crianças!
    Bolanhas
    Estagnadas
    Tempestades turbulentas abatem poilões
    Em cores difusas
    Lágrimas, risos de prata, batucadas em noite de luar
    Choros, noivas, chabéu vinho em garrafões
    Ou grogue de irmão cabo-verdianos
    Céu azul descoberto em cores verdes azuladas
    Águas com sangue mas sabendo a mel
    A POESIA DOS CONTRASTES:
    O CINZENTO É BRANCO COM NEGRO ÀS COSTAS
    E ESTA SINFONIA VEM DOS CÉUS

    Bedanda (Guiné Bissau) 1962

  16. Carlos Semedo diz:

    Nasci em Bissau, em 1939, depois me levaram para Bolama, Farim, Bafatá, Bissau,e me embarcaram seguidamente para Lisboa pois teria de estudar o que não era possível nesse tempo, mau tempo colonialista sim, mas havia paz nos amávamos,fui mano de leite do Malan Baker ….Depois voltei com armas para uma Guerra escusada, a colonial, onde revi meus manos, onde deixei meus manos, onde morreu meu Pai, enterrado em Bafatá. Nunca vi ódio, mesmo na Guerra, na qual tentei dentro das minhas limitações criar amizades com os soldados do PAIIGCV…Depois ainda assisti ao assassínio de Amilcar Cabral, eng o, amigo dos meus pais, homem de paz apenas desejava ser uma africano independente. Conheci quem o matou, esteve internado no Hospital com esse traidor, e como me recusei a ser secretário do Pinto Bull, me recambiaram para Portugal. Publiquei um livro de poemas em Bolama, e agora já idoso, editei à minha conta dois livros onde a minha nostalgia de papel se manifesta sempre. Realmente o amigo OSVALDO tocou numa ferida que acompanha todos os filhos da Guiné exilados em Portugal lamentam os factos que atormentaram nô chão, e temos a Fé que se balantas, fulas, etc se unirem, se libertam tb do narcotráfico.Oficializar o nosso crioulo, sistematizando.o, como fizeram os irmãos de Cabo Verde, abrindo escolas, fomentando a habitação, o trabalho nos campos de arroz, voltando ao negócio da copra, dos caju seco, das ostras(???) , unindo TODOS à volta da Bandeira Nacional.Um bom povo merece um bom Estado. Sou pobre mas deixo meus poemas e livros à nova Republica de Guiné Bissau,se os quizerem aceitar como filho desse País

  17. Aladje diz:

    sofremos todos, deus nos da mais uma opurtinidade esse e a hora de ver a nossa guine com 4 olhos e trabalhamos muito pra recuperar-mos o tenpo perdido.

  18. kempes diz:

    acho o nosso querido país começou a fundar apartir decada 80, tal reajustamento do 14 novembro, juntamente com 07 / 06 / 1998, piorou país,porque apareceram generais fantasma que ninguem conheciam na sociedade Guineense, que hoje em dia são donos daquele país. se é verdade com erros que se a preende fazer boas coisas, acho que temos erros suficientes para servir do ponto da partida e começaremos a fazer boas coisas ao desenvilvimento que aquele país merece.reconheço ha muito trabalho a frente para fazer, entre quais mudança de mentalidade que são essenciais para todos guineenses sejam aonde residir em prol dialgo construtivas em busca de linha orientação. perdemos bastante tempo em relação ao mundo. devemos abraçar politica desse novo governo pelo menos até final do mandato, periodo o qual iremos fazer balanço final dos atual orgãos eleitos. claro, ha sempre oposição, que é normal em qualquer democracia desde que seja feita duma forma civilizada, sem armas. acho que deveremos começar a responsabilizar todas pessoas seja politicos, civis etc… pelo atos cometidos.talvez assim comeremos apreender fazer coisas como deve ser, principalmente das coisas publicas.

  19. Sou Pastor Manoel Dias diz:

    Sou Pastor Manoel Dias quero parabeniza pelos 40 ano de Independência

  20. Corrida no Tempo

    Corrida do nosso tempo,
    Nas matas cacimbadas da nossa luta,
    Corremos no tempo
    Pra que o tempo se finque
    Na bajudeza da nossa guiné.

    No velório da bajudeza perdida,
    A cobiça do poder na hora da parada
    Fez o tempo roubar tempo ao tempo.
    E a nossa guiné sufocada,
    Vê partir naus à nossa porta,
    Rumo aos ventos do desenvolvimento.

    E nós…?

    Sentados na piroga da nossa ignorância,
    E guiados pela nossa arrogância,
    Viajamos no tempo, que o tempo adiou há 40 anos.

    Pra recuperar o tempo que o tempo não ganhou,
    Urge matar balas das nossas bocas,
    E cantar em uníssono, o hino que nos une.
    O chão que nos viu nascer, agradece.

    Adelino Gomes<>

  21. fati mancama diz:

    Para tudo o que se tem vivido ou acompanhado até aqui,Guiné-Bissau precisa de seis componentes básicos para o seu programa maior:
    Mudança de mentalidade;Estabilidade;Organização;Educação(formal);Disciplina(justiça social)e Motivação. Estes são componentes indispensáveis para qualquer processo de desenvolvimento. Há quem diga que entre os 44 países considerados mais desenvolvidos do mundo, desde a segunda guerra mundial, não conheceram ou sofreram conflito armado e ou sociais, extremamente agudas.não podemos transferir a nossa culpa as gerações vindouras,a culpa é intrasmissivel.

  22. Lass.B diz:

    Peco aos Guineenses, serenidade e ponderacao, depos, uma refleccao profunda em quais quer situacoes, sobre tudo no que se refere aos assuntos supremos do pais.
    Eu acho que, devemos dar mao a palmatoria por termos percipitados a reagir negativamente e,imocionalmente logo ao ouvir os rumores sobre o eventual derrube do Governo pelo PR.
    Finalmente, ja comecamos a entender de que, ha quem desejava este pequeno desentendimento entre PR.e PM. para aproveita lo e tirar os beneficios pessoais mesquinhos, usando inpropriamente o seu estatuto, inxitando populao,entidades e os dignisimos deputados da nacao,contra o PR. afim de irritar lo, para que, ele possa derrubar o Governo, essa, sendo primeira fase do seu plano satanico.
    A seunda fase e inxitar e mobilizar o classe castarense a fim de dar o golpe ao PR.
    O OBJECTIVO DE SATANAS VERMELHO :
    Todos os Guineenses ja sabem qual e .

    Eu peco o Sr. PM. Figue dos olhos abertos observando os que desejam o derrube do seu e nosso Governo, eles finzem de serem amigo, mas nao passam de SATANASES VERMELHOS.
    Fique ao lado do seu Garande PR. e, afaste se dos SATANASES VERMELHOS. Deus te proteja, o Sr.PM. e proteja o Sr. PR.

    • saimba teuda diz:

      io saimba teuda comprimenti g.bissau nostra patria mamma guinea figli unire insieme hai amore forti guinea mia sangue paese di pace democrazia e salute dio perdono u nostro peccati g.bissau 40 anni a vita io vivo in italia io non dementica mamma guinea amor forte para todos filhos de guine bissau amor de espirito parabens guine unido.

  23. Silvia Mendes diz:

    Espero que a Guiné-Bissau se transforme um dia naquilo que pode perfeitamente ser: um melhor país para quem lá vive, tem todo o potencial para isso. Todas as pessoas que conheço que estiveram na Guiné dizem muito bem do país, acima de tudo, elogiam o povo guineense, ao ponto de ficarmos a pensar que a Guiné tem algo de especial (nunca lá estive). Temos de fazer da Guiné o melhor país da África Ocidental.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.