Quem Somos & Estatuto

GBissau.com é um site de notícias, actualidades e opiniões sobre a Guiné-Bissau e as suas comunidades espalhadas pelo mundo. Sempre que seja relevante e se justifique, GBissau.com abordará também assuntos de outros países lusófonos e africanos em geral.

A GBissau.com foi fundada em 2012 e é um diário de informação geral de referência para todos os cidadãos da Guiné-Bissau, independentemente da afiliação e da visão política de cada um.

A ideia da criação da GBissau.com surgiu de um grupo de experientes jornalistas oriundos da Guiné-Bissau e com passagem por órgãos de comunicação social de referências nacionais e internacionais, nomeadamente a RTGB, a RDN, a Rádio Galáxia de Pindjiguiti, a Rádio Bombolom FM, a BBC, a CNN, a Voz da América, entre outros.

O propósito tem a ver com a congregação de experiencias e sinergias desse grupo de profissionais guineenses da comunicação social em redor de um projecto de informação que paute por uma postura e por um olhar factual, crítico e analítico. E acima de tudo, um olhar introspectivo, por conseguinte nacional, dos grandes desafios por que passa a Guiné-Bissau de hoje.

Desde a independência do país em 1973 que os jornalistas guineenses vêm se debatendo pela afirmação de uma comunicação social “nacional”, pujante, isenta e responsável, que pudesse servir de “farol” de referência credível ao fluxo de informação produzido sobre o país, mas que infelizmente, regra geral, tem tido origem nos meios de comunicação de massa dos países estrangeiros.

No fundo, o risco do retrato da realidade e dos problemas de um país e do seu povo, nem sempre é imune às visões etnocêntricas!

Há muitos exemplos dessa constatação, com o destaque para a cobertura feita pela imprensa estrangeira à guerra civil de 1998/99 (Guerra de 7 de Junho) e mais recentemente, ao golpe de 12 de Abril de 2012.

Por uma informação crítica, pela tolerância, pela isenção e pela verdade — de resto alicerces de um estado democrático em construção, como o caso da Guiné-Bissau.

O site de GBissau.com espera merecer a confiança dos seus leitores e dos seus amigos, numa altura em que os jornalistas guineenses entram numa nova etapa da luta pela valorização do país e, consequentemente da profissão do Jornalismo.

 

ESTATUTO EDITORIAL

  1. A “GBissau” é um jornal online de informação nacional generalista, actualizável a qualquer hora, acessível na Internet através do endereço www.gbissau.com, que se orienta pelos princípios da liberdade, do pluralismo e da independência, procurando assegurar a todos o direito à informação.
  2. A “GBissau” respeita os direitos, liberdades e garantias consignadas na lei da imprensa da Guiné-Bissau e na Constituição da República.
  3. A “GBissau” assume-se como independente de todos os poderes políticos e económicos, bem como de qualquer credo, de qualquer doutrina ou ideologia, respeitando todas as opiniões ou crenças.
  4. A “GBissau” é um órgão de informação que recusa o sensacionalismo e é orientado por critérios de rigor, isenção e honestidade no tratamento das notícias.
  5. A “GBissau” considera a sua actividade como um serviço de interesse público, com respeito total pelos seus leitores, em prol do desenvolvimento da identidade e da cultura local, regional, nacional e da diáspora guineense.
  6. A “GBissau” subordina-se à deontologia da Comunicação Social, cumpre a Lei de Imprensa, respeita as normas do Estatuto do Jornalista e observa as orientações definidas neste Estatuto Editorial.
  7. A “GBissau” assume o compromisso de respeitar sempre o sigilo das suas fontes de informação e de nunca quebrar esse princípio fundamental.
  8. A “GBissau” distingue claramente os artigos de opinião dos artigos informativos, mas reserva-se o direito de interpretar e relacionar os factos, sempre no respeito da sua linha editoral e dos estatutos internos.
  9. A “GBissau” compromete-se a respeitar a privacidade dos cidadãos, recusando a divulgação de factos da vida pessoal e familiar.